Sobre
RETINOGRAFIA
O exame de Retinografia serve para fazer o mapeamento dos olhos e, com isso, diagnosticar e auxiliar no acompanhamento de problemas oculares como glaucoma, retinopatia diabética, diabetes mellitus, entre outros.
Diversos exames podem ser feitos para mapear os olhos, entre eles, a Retinografia.
A Retinografia é uma técnica de exame que consiste em observar e registrar fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho.
Em outras palavras, a retinografia permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo do olho e possibilitando, assim, um diagnóstico mais preciso quanto a possíveis lesões na região.
O exame costuma ser indicado quando o médico oftalmologista suspeita de algum problema na visão e, especialmente, na retina do olho do paciente.
A retinografia simples e a retinografia panorâmica:
O exame pode ser dividido em duas modalidades: a retinografia simples e a retinografia panorâmica.
A simples consiste em, como já pontuamos, observar e registrar fotografias em alta definição da retina, do nervo óptico e do fundo do olho, fazendo uma documentação fotográfica e possibilitando um acompanhamento de possíveis lesões no nervo óptico.
Já a retinografia panorâmica diferencia-se na utilização de aparelhos mais sofisticados, com recursos que possibilitam imagens panorâmicas e, naturalmente, o aumento do campo de visão do globo ocular.
Ou seja: com a retinografia panorâmica é possível enxergar uma região maior no campo do globo ocular, identificando se há ou não alguma patologia no local.
Doenças que ajuda a diagnosticar:
Além do diagnóstico, o exame também é indicado para o acompanhamento de diversas doenças e problemas oculares como:
- Retinopatia diabética;
- Glaucoma;
- Degeneração macular;
- Oclusões vasculares da retina;
- Estudo do nervo óptico;
- Distrofias retinianas;
- Estudo de tumores oculares;
-
Diabetes mellitus.
Como é feito:
O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos.
O paciente deve se sentar em frente ao aparelho, chamado retinógrafo, que fotografa o fundo do olho usando lentes de grande aumento. A pupila deverá ser dilatada para que as imagens do fundo do olho sejam captadas.
Estar com a saúde em dia deve ser um cuidado constante. Por isso, a visita regular ao médico oftalmologista é muito importante, pois a partir dos exames de rotina várias doenças podem ser detectadas precocemente, como as que a retinografia ajuda a identificar.