Sobre
IRIDOTOMIA
A iridotomia é uma cirurgia à laser que trata alguns tipos de glaucoma. Por meio do uso do laser, o oftalmologista cria um pequeno canal de comunicação entre a parte da frente e de trás do olho.
O objetivo é igualar a diferença da pressão intraocular entre as duas câmaras (partes) do olho. Vale lembrar que o principal fator de risco do glaucoma é o aumento da pressão intraocular (PIO). É o aumento dela que causa danos no nervo óptico.
Contudo, para entender melhor a iridotomia e como ela funciona, vamos esclarecer alguns conceitos relacionados ao glaucoma.
Como funciona a cirurgia:
A cirurgia é segura, rápida e deve ser realizada por um oftalmologista especializado.
O paciente é colocado em um aparelho chamado Nd Yag Laser. O olho é anestesiado por meio de colírios e em alguns minutos o procedimento se encerra.
O oftalmologista irá disparar o laser na periferia da íris para abrir uma pequena passagem para escoamento do humor aquoso. Com isso, espera-se que a pressão intraocular seja normalizada.
Indicação:
A iridotomia pode ser indicada, principalmente, nos seguintes casos:
-
Como uma forma de prevenir o fechamento do ângulo em casos de glaucoma agudo
-
Imediatamente após a resolução clínica de um glaucoma agudo de ângulo fechado
-
Nos casos de glaucoma primário de ângulo fechado
Vale ressaltar que o glaucoma de ângulo fechado agudo é uma emergência médica, com aumento repentino da pressão em questão de horas, que pode levar à cegueira irreversível. Nesses casos, a iridotomia a laser pode evitar um desfecho como esse.