top of page
pterigio

Sobre

PTERÍGIO

O Pterígio, também conhecido como carne no olho, é uma alteração na conjuntiva, que se não for bem tratado, pode causar complicações mais graves, afetando até a visão.

O pterígio é uma membrana composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que crescem no canto dos olhos, geralmente pertinho do nariz, e partem em direção à córnea. O crescimento começa sobre a superfície da córnea e vai em direção à pupila.

O problema pode se apresentar em lesões pequenas ou grandes. A lesão normalmente cresce, de forma lenta, ao longo dos anos. Em algum momento, o problema pode até deixar de crescer.

Se não tratado, o pterígio pode causar astigmatismo, vermelhidão e sensação de areia nos olhos. Em casos ainda mais avançados, ele pode crescer e cobrir a pupila, comprometendo ainda mais a visão.

Causas:

A causa mais comum é a exposição contínua e crônica dos olhos à luz solar, especialmente sem a proteção adequada, como óculos de sol de boa qualidade. Outro fator que contribui para a formação do pterígio é a exposição direta ao vento e à poluição.

 

Como começa:

O pterígio pode começar tanto com a exposição solar crônica, como com a agressão do vento sobre os olhos, fazendo com que se inicie uma reação inflamatória na esclera (parte branca dos olhos) e na conjuntiva (membrana fina localizada logo acima da esclera e na parte interna das pálpebras).

Essa inflamação resulta na formação de um tecido fibrótico (duro e elevado), por processo de cicatrização, e de vasos sanguíneos. Esse tecido de cicatrização parte de um dos cantos dos olhos (geralmente do canto medial, próximo ao nariz) para o centro, em que estão localizadas a córnea e a pupila. Ele pode ocorrer em somente um dos olhos ou em ambos.

Sintomas:

Os sintomas mais frequentes do pterígio são: vermelhidão, causada pela formação de novos vasos, ardência, coceira, lacrimejamento e sensação de corpo estranho nos olhos, como se eles estivessem cheios de areia. O primeiro sinal mais visível percebido pelo paciente normalmente é o crescimento de uma membrana avermelhada sobre a parte branca dos olhos.

Complicações:

Sua principal complicação, que se configura até como indicação cirúrgica, é o comprometimento visual, que pode resultar em astigmatismo (dificuldade em focalizar objetos de perto e longe). Isso acontece porque o pterígio nasce no canto e migra em direção ao centro dos olhos.

Caso o pterígio continue migrando para o centro, ele pode atingir a pupila, comprometendo ainda mais a visão (já que o pterígio forma uma barreira na frente da visão).

Como prevenir:

A melhor recomendação de como prevenir o pterígio é o uso de óculos de sol, que é uma barreira física contra o vento e a poeira, além de oferecer uma proteção contra as radiações do espectro ultravioleta (UVA e UVB). Além de sempre evitar a exposição contínua ao sol, é lançar mão de artigos como bonés e chapéus.

Precisam ter um cuidado maior para prevenir essa doença pessoas que trabalham ao ar livre, com alta exposição ao sol, ao vento e à poeira.

Cirurgia de Pterígio:

Uma das opções de tratamento para o Pterígio é a cirurgia.

 

A cirurgia de pterígio dura cerca de 30 a 40 minutos e normalmente a pessoa leva de sete a quatorze dias para se recuperar e voltar à rotina de trabalho e do dia a dia. O procedimento consiste em diferentes formas de realização, mas no geral, é aplicado uma anestesia local antes do procedimento. Então pode ser removida a pele crescida, e a área afetada é coberta por meio de um transplante de conjuntiva do próprio paciente.

Pós-operatório:

Não há necessidade de internação. No entanto, assim que for pra casa é fundamental adotar alguns cuidados para garantir uma recuperação tranquila e ter bons resultados.

  • Aplicar compressas frias na região operada sob orientação do seu médico;

  • Usar os colírios e demais medicações prescritas;

  • Não coçar ou esfregar os olhos;

  • Proteger a região dos olhos de poeira, ventos e raios solares, utilizando bonés, chapéus ou óculos de sol com proteção UV;

  • Ao lavar a cabeça, tome cuidado para não deixar cair sabão ou água nos olhos.

instagram vision rondonópolis
bottom of page