Sobre
INJEÇÃO INTRA VÍTREA
Técnica segura e simples, na qual consiste na aplicação direta de uma injeção com medicamentos específicos na região do vítreo (dentro do olho).
O vítreo é uma região do olho composta por uma massa gelatinosa e transparente que preenche o globo ocular. S
Várias doenças podem ser tratadas através da injeção intravítrea.
Principais doenças que podem ser tratadas com a injeção intra vítrea:
-
Degeneração macular relacionada à idade: Também conhecida pela sua sigla DMRI (Degeneração macular relacionada à idade), essa doença é caracterizada pelo comprometimento da mácula, normalmente ocasionada pelo processo natural de envelhecimento, e pode ocasionar na perda progressiva da visão. Essa doença pode causar embaçamento e manchas escuras na visão.
-
Retinopatia diabética: A retinopatia diabética é uma das complicações da diabetes, que faz com que ocorram alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina. Após uma evolução da doença, estes vasos liberam sangue ou fluido sanguíneo para a região da retina, originando em problemas de visão.
-
Edema macular diabético: É uma complicação da retinopatia diabética. Também pode ser agravada por fatores como hipertensão arterial e colesterol alto. No início pode não apresentar sintomas, mas com o passar do tempo o paciente pode passar a ver imagens distorcidas e possuir dificuldade para diferenciar cores.
-
Oclusão da veia da retina: Acontece quando há uma obstrução da veia da retina, levando a hemorragia e formação de edema. Fatores como hipertensão, diabetes, idade e colesterol alto podem ocasionar o problema.
Benefícios:
A retina é considerada a região do olho mais isolada e de difícil acesso devido à sua posição no globo ocular. Assim, a principal vantagem da injeção intravítrea é ter efeito mais eficiente na retina que os medicamentos tópicos (colírios ou pomadas) ou sistêmicas (via oral) chegam em baixa concentração. Por esse motivo, a técnica revolucionou o tratamento oftalmológico, além de gerar muito pouco desconforto e ser segura.
Dentre outras vantagens, podemos citar:
-
recuperação rápida e sem incômodos;
-
é segura, sendo raras as complicações;
-
o paciente pode retornar para casa no mesmo dia, sem necessidade de internação.
Como funciona:
O procedimento é rápido e o paciente recebe uma anestesia, através de um colírio.
No pós operatório é necessário alguns cuidados, principalmente com a higiene local: não coçar os olhos, não passar nada nos olhos. Seguir as orientações prescritas pelo seu médico.